Saturday, December 30, 2006

Feliz Ano 2007


Quero apenas desejar a todos uma óptima passagem de ano e um feliz 2007 a todos, por isso mando-vos uma imagem de como deverá ser a minha passagem de ano, convidando a todos para um dia cá passarem esta época tão especial!

Atelier do Sul Consultores de Design reconhecido no Grafik

A edição de 2006 do anuário gráfico Grafik, que reúne o melhor do design português de cada ano, contém três trabalhos de uma empresa algarvia, o Atelier do Sul Consultores de Design, reconhecendo toda a sua criatividade.

Trata-se dos trabalhos relativos a:

Palheiro Estate, na Madeira – concepção de uma identidade inteiramente nova, mantendo a sua individualização;

Quinta Properties, na Quinta do Lago – Buyers’s Guide, publicação destinada a potenciais clientes;

Varandotéis, grupo hoteleiro com sede em Albufeira – capa multiusos, que contém um CD-ROM interactivo com uma apresentação do grupo, para a sua utilização em todos os hotéis.

A selecção apresentada neste anuário é feita pelo Departamento de Design do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.

Internet cada vez mais Interactiva

Desde o ano de 2004, que a Internet ganhou uma nova definição, Web 2.0, que confere uma segunda geração de serviços e que cria novas oportunidades de negócios.
Alguns dos serviços que deram molde ao conceito de Web 2.0, termo criado por Tim O’Reilley, para evidenciar a desigualdade em relação aos conteúdos estáticos tradicionais da Internet, foram as comunidades on-line, os blogs ou os fotologs.
Entre outros serviços e aplicações, a Web 2.0 surgiu com o Blogger, as redes sociais virtuais, como o Hi5 ou Orkut, e com os espaços de partilha, como o YouTube ou Flickr, que fazem do consumidor um criador de conteúdos.
De acordo com o director da Divisão de Informação, Computação da OCDE, Andrew Wychoff, a diminuição dos preços de acesso à banda larga possibilitaram o crescimento do número de consumidores. A banda larga veio, também, permitir a rapidez e a simplicidades de acesso, o que permite uma participação mais activa.
Cada vez mais se verifica que o número de blogs duplica a cada seis meses, os vídeos disponibilizados pelo YouTube são visualizados todos os dias por 100 milhões de utilizadores, e o Flickr tem mais de 200 milhões de fotos, o que vem demonstrar a importância que estes espaços ganharam na Internet.
Por outro lado, no verso da medalha, ou seja, no lado negativo desta “nova Internet” está a exigência de uma excessiva exposição, o que pode criar alguma resistência por parte das pessoas. A Web 2.0 leva à necessidade de os utilizadores se manterem constantemente actualizados nos seus conhecimentos.

Microsoft Lança Zune Para Destronar o Popular iPod

A Microsoft lançou nos Estados Unidos o Microsoft Zune, para concorrer com o conhecido iPod da Apple, líder de mercado de leitores multimédia.
O Zune vem competir na quinta geração de leitores, que não têm apenas como função ouvir música, mas, também, dá para ver fotografias e vídeos. Este leitor surgiu cinco anos depois do lançamento do primeiro iPod e só chegará à Europa em 2008.
Segundo a Microsoft “a revolução digital está ainda a dar os primeiros passos e tem, por isso, (…) de ajudar a moldar este mercado com novos produtos e serviços”.
Dada a sua intenção de destronar o concorrente iPod da Apple, o Microsoft Zune ainda antes de ter sido lançado já tinha sido apelidado de “iPod Killer”.
A primeira versão do Zune (lançado exclusivamente nos EUA) custa pouco mais de 200 €, tem uma capacidade de armazenamento de 30 Gb de disco, suficiente para guardar até 7500 músicas, 25000 fotografias ou 100 horas de vídeos.
O grande trunfo deste novo leitor é a funcionalidade Zune to Zune, que possibilita a troca de ficheiros entre leitores por meio de um mecanismo wireless. Apesar da Microsoft pretender, futuramente, em outras versões do Zune, limitar a troca de ficheiros só aos utilizadores deste produto, impedindo, desta forma, a possibilidade de sincronizar com computadores ou outros aparelhos que não um leitor multimédia Zune.
Outra das características fortes do Zune é que possui um ecrã de maior dimensão, em comparação ao iPod da Apple, e um sintonizador de rádio. Estas são algumas das especificidades deste leitor, além da marca que terá, sem dúvida, algum peso significativo na escolha dos compradores.
Contudo, o Microsoft Zune perde para o seu concorrente no peso, por ser um pouco mais pesado, e na durabilidade da bateria, uma vez que é inferior à do leitor da Apple.
Querendo, também, a Microsoft concorrer com a Apple relativamente ao conhecido site iTunes, a gigante do Bill Gates lançou simultaneamente ao Zune uma loja on-line, a Zune Marketplace, onde se pode adquirir vários de canções individualmente.
A Apple preparou-se e contra-atacou, assim, no passado mês de Outubro lançou uma nova versão do iPod Shuffle, de 20 Gb, a que se seguiu agora a versão especial do pequeno iPod Nano, em versões de 4 e 8 Gb. A Apple nos cinco anos de vida do iPod, já vendeu 68 milhões de leitores de várias gerações em todo o mundo.

Friday, December 29, 2006

Passagem de Ano

É tempo de festas. O Natal já lá vai, agora é tempo de pensar onde ir comemorar a entrada do novo ano. E nós (algarvios) até estamos bem privilegiados, quer no que toca a localização, pois o Algarve é tido como um dos melhores sítios para passar esta época do ano (não é por nada que muitos são os portugueses que nesta altura rumam até ao sul do país para comemorar a entrada do novo ano), quer tanto na diversidade de cartazes bastante apelativos que as várias Câmaras Municipais nos proporcionam.

Deste modo e para aqueles que ainda não pensaram ou não sabem onde ir, aqui ficam algumas sugestões.

Em Quarteira, na Praça do Mar, dia 31 de Dezembro, pode assistir-se pelas 22h30 à Banda La Luna que actuará até perto da meia-noite, onde então se poderá observar o fogo de artifício. Findado este, o público assistente terá a oportunidade de ouvir o concerto de João Pedro Pais.

Já em Albufeira, é proporcionado aos seus visitantes três dias de festa. Dia 29, André Sardet animará a noite no Lg. Eng.º Duarte Pacheco a partir das 22h00. No dia 30, terá lugar o concerto de Luís Represas na Marina de Albufeira pelas 22h00. E por fim, no dia 31, na Praia dos Pescadores, a Câmara Municipal de Albufeira convidou alguns dos melhores artistas para festejar a entrada do novo ano. Assim, estarão em palco Boss AC pelas 22h00, às 00h00, como não poderia deixar de ser, terá lugar o fogo de artifício e para terminar a noite por volta das 00h15 será a vez de Melanie C subir ao palco e dar as boas vindas ao novo ano.

Outro local pelo qual pode optar para se despedir de 2006 é na Zona Poente de Monte Gordo, em Monte Gordo. Também aqui a Câmara Municipal de V. R. St.º António proporciona aos que decidirem lá ir comemorar o fim de ano, dois dias de animação. Deste modo, no dia 30, pelas 23h00, pode assistir-se à actuação de Pete Tha Zouk. No dia 31 a festa começa às 22h00 com a Banda Força Portugal, às 00h00 tem lugar o Show de Pirotecnia Musical que durará aproximadamente 30 minutos, seguindo-se posteriormente o concerto de Rui Veloso e, por fim, para quem quiser continuar a festejar haverá a partir das 03h00 discoteca.
Bom Ano Novo!!!

Thursday, December 28, 2006

Tudo em Grande

Há uns dias atrás, mais propriamente no dia 24 de Dezembro de 2006, fui até Badajoz, com uns familiares, fazer as habituais compras de última hora para a ceia de Natal.
Estávamos a chegar a um dos hiper-mercados da cidade, quando vi algo que me chamou a atenção: uma espécie de “cartaz”, que ocupava cerca de 4 pisos. Pensei “é só publicidade por todo o lado”, mas não, o tal “cartaz” era um protesto.

O protesto, mesmo por cima de uma discoteca, dizia: «El beneficio de unos pocos a cuesta del descanso y la salud de muchos vecinos / Cierre Cosmopolis de Club / Derecho a la salud y el descanso».

Não há dúvida que os nossos “vizinhos” gostam de tudo “em grande”, mas, ao menos, usam-no para lutar pelos seus direitos, coisa que em Portugal é um caso raro, pois o português reclama, reclama, mas pouco ou nada faz para lutar por eles.

Passagem de Ano!!

Para quem não sabe onde ir ou o que fazer na passagem de ano aqui vai uma dica: em Portimão, claro, no dia 31 às 22h30 actuação dos Orishas, um trio cubano bem caliente para aquecer essa noite de Inverno; às 00h00 o deslumbrante fogo de artifício e, ainda, a banda brasileira Canta Bahia para continuar a esquentar o ritmo com muito Axé e Forrô. E o melhor de tudo é que não se paga nada e quem queira continuar a festa, há autocarros grátis, até às 05h00 para a Praia da Rocha.
Para quem necessite de um quarto ou apartamento, há hotéis com preços especiais , como 15 euros por pessoa.

Thursday, December 21, 2006

YouTube aposta nos telemóveis

Após o enorme sucesso que o YouTube fez na Internet, o seu próximo objectivo consiste em disponibilizar o seu serviço em telemóveis e em outros dispositivos móveis, até ao final do próximo ano (2007).
Segundo Chad Hurley, co-fundador, o YouTube pretende, igualmente, desenvolver um formato de anúncios que funcione nos telemóveis. Por enquanto, já se sabe que o YouTube assinou um contrato com a Cingular para divulgar exclusivamente os conteúdos desta marca. Também as empresas Juice Wireless e a Veeker já iniciaram a desenvolver sistemas de partilha de conteúdos multimédia por meio de telemóveis, a partir do uso de mensagens MMS, de vídeos produzidos pelas câmaras de vídeo de outros aparelhos.
Com vista no investimento deste mercado, o YouTube lançou, no mês de Maio deste ano, o YouTube to Go que possibilita aos seus utilizadores, registados no site, fazerem uploads de vídeos directamente para os telemóveis.

Friday, December 15, 2006

Lisboa Dakar

Pelo segundo ano consecutivo Portimão será o palco de mais uma prova do Rally Dakar.
Hoje, dia 15 de Dezembro, decorrerá a Apresentação do Lisboa-Dakar em Portimão, ocasião em que será desvendado pela primeira vez, o percurso da Segunda Especial da edição de 2007 da mais dura prova de Todo-o-Terreno do Mundo.
Fica aqui registado o programa de hoje:

10h30 - Apresentação do Lisboa-Dakar em Portimão: Programa; logística; antevisão da especial; preparação da Região para receber a provaLocal: Portimão Arena
11h15 - Saída do Portimão Arena para conhecer em primeira mão, a segunda especial do Euromilhões Lisboa-Dakar 2007 ( transporte- autocarro )
12h45 - Almoço de apresentação Oficial da Equipa SpeDakarLocal: Restaurante Casalinho - Praia da Rocha

Foram convidados os Órgãos de Comunicação Social a estarem presentes nesta Apresentação, de acordo com o programa.

Informações retiradas do site da Câmara Municipal de Portimão.

Monday, December 11, 2006

Como elaborar um website

Após a leitura e discussão do texto de Ana Amorim Carvalho, "Princípios para a elaboração de documentos hipermédia" e da consulta de alguns guias de análise e avaliação de websites disponíveis no caderno de textos da disciplina, os alunos deverão mencionar quais são os principais elementos a ter em consideração na elaboração de um website.

Sunday, December 10, 2006

Alunos da Universidade do Algarve vão a votos

Os alunos da Universidade do Algarve vão, esta semana, nos dias 13 e 14 de Dezembro, eleger os seus representantes. São três as listas que este ano se candidatam à Direcção Geral da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUALG), sendo que duas das quais são encabeçadas por elementos pertencentes à direcção cessante – Hugo Vieira e Pedro Barros.

Hugo Vieira encabeça a lista A, enquanto que Pedro Barros lidera a lista B, a lista C tem como candidato à presidência Filipe Parra. Prevê-se, assim, umas eleições renhidas na academia algarvia.

Que ganhem os melhores!

Não se esqueçam de ir votar, pois estão, desse modo, a eleger quem vai representar os vossos interesses.

Wednesday, December 06, 2006

Criação de empresa

E para quem anda às voltas com a criação da empresa, aqui fica um provérbio chinês para se inspirarem: «Abrir um negócio é fácil. Mantê-lo à uma arte.»
:)

Sunday, December 03, 2006

Portimão em grande!




Não sei se este é o sítio mais correcto mas uma vez que somos comunicadores e temos que estar bem informados...
Tomei a liberdade de vir avisar aos mais distraídos que os The Gift vão dar uma concerto nessa maravilhosa cidade chamada Portimão. Será no dia 11 de Dezembro, próxima segunda, pelas 16h e 30 no Portimão Arena no Parque das Feiras e é por ocasião da comemoração do Dia da Cidade!

P.S. Cara Professora, caso eu não compareça à sua aula nesse dia pense que, ao menos, será por uma boa causa!