Monday, January 08, 2007

2007: o ano da televisão digital



Há muito que se aguardam desenvolvimentos da televisão digital terrestre (TDT), mas nada aconteceu em 2006. Por isso, este ano poderá ser chave, com o lançamento do concurso para a escolha dos operadores que vão explorar a plataforma de transmissão de sinal de televisão digital, que vai substituir o analógico (que é como o sinal chega hoje às casas, para quem não recebe os canais via cabo). Entretanto, o Governo aguarda o desfecho da oferta pública de aquisição (OPA) da Sonaecom sobre a Portugal Telecom (PT), pois esta operação poderá alterar toda a face do sector das telecomunicações no país.
A OPA foi, durante 2006, o argumento do Governo para o adiamento do concurso público. Também eram necessárias alterações à Lei da Televisão para enquadrar a nova forma de transmissão digital. Estas leis estão em discussão, mas os pontos que permitem o enquadramento digital não estão a ser colocados em causa. Se o concurso for lançado em Março de 2007 (altura em que se espera que a OPA já tenha chegado ao fim), acredita-se que as emissões em digital possam iniciar-se em Janeiro de 2008.
À semelhança dos restantes países europeus, Portugal deverá fazer a transição total do analógico para o digital antes de 2012, ano em que a Comissão Europeia quer que todos os países desliguem o sinal analógico (switch off). As vantagens deste novo sistema são algumas. Os consumidores poderão beneficiar de oito canais gratuitos (incluindo os habituais, RTP, RTP2, SIC e TVI).
Para quem aderir ao sistema pago, pode aceder a um maior número canais, onde poderá existir alguns regionais. Para receber o sinal digital é necessário um descodificador (set top boxes), ou uma televisão já com placa receptora. Havendo dois concursos, espera-se que os vencedores cheguem a acordo para que o descodificador seja único. Estima-se que as set top boxes possam custar em 2008 cerca de 50/40 euros, mas poderão ser subsidiadas.
Mais um passo em direcção ao futuro!

Samuel Coelho 25294

0 Comments:

Post a Comment

<< Home