Wednesday, January 03, 2007

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE SITES

Hoje em dia a Internet possibilita, sem dúvida, um manancial inesgotável de informação. Os sites e as páginas da Internet são muito utilizados para fins de estudo e de pesquisa de informação. Frequentemente, o utilizador, na sua ávida pesquisa e recolha de informação, não presta a necessária e devida atenção a critérios de credibilidade e outros que se querem bastante elevados e que se reflectem inevitavelmente na informação recolhida e, consequentemente, no trabalho de pesquisa que está a ser elaborado.

Deste modo, é conveniente, que haja uma avaliação prévia dos sites, portais e páginas da Internet, no sentido de:
- Haver uma maior compreensão dos diferentes tipos de sites;
- Desenvolver uma atitude crítica em relação aos conteúdos e às suas formas de divulgação na Internet;
- Consciencializar o utilizador para os riscos e oportunidades das páginas Web (no que respeita à diversidade de sites, público a quem se destina a informação e intenções dos servidores).

Sendo assim, existem elementos a ter em consideração e que contribuem decisivamente para a avaliação (e mesmo elaboração) de um website, no que diz respeito a aspectos como:

- a facilidade de utilização e de acesso à informação: estes critérios avaliam a qualidade de acesso aos sítios e aos conteúdos por eles disponibilizados; por exemplo, a página não deverá demorar muito tempo a carregar, deverá estar bem organizada e estruturada de uma forma clara e lógica; os menus deverão ser de fácil utilização e as sub-páginas (se existirem) também deverão de estar bem estruturadas.

- a informação disponibilizada: este critério permite perceber qual é o objectivo da página Web (informar, entreter, vender produtos ou ideias, etc.) e a quem são dirigidos os conteúdos da mesma (público alvo); muitas vezes o verdadeiro objectivo está camuflado, daí que é muito importante analisar se o site fornece algum tipo de publicidade e se os conteúdos disponibilizados atingem o objectivo divulgado claramente ou outros objectivos encobertos.

- a credibilidade: este critério pretende avaliar o valor da fonte, uma vez que publicar uma página na Internet é relativamente fácil, pode ser feito por qualquer pessoa que pode estar a divulgar uma opinião ou a transmitir informações de forma pouco segura e sem garantias de ser fiável; assim, é vital que o utilizador possa identificar o proprietário da página Web e o emissor da mensagem, verificar se existem referências a fontes de confiança de forma mais ou menos explícita e verificar quando a página foi actualizada pela última vez.

- O design: a análise do aspecto formal da página no que diz respeito ao texto, imagens e animações, cores e estrutura utilizada é também extremamente importante na avaliação de um site; o texto e os caracteres utilizados devem permitir uma boa e rápida leitura, as imagens e animações podem e devem existir, mas de forma bem doseada e sempre harmoniosa com o texto de forma a complementá-lo.

- O Público-alvo: encontrar o público-alvo da página Web permite perceber se a informação e o respectivo acesso, os conteúdos e o design utilizados são adequados ao mesmo. Se estes itens não estiverem em harmonia com o público a quem se destina a informação o site nunca alcançará o seu objectivo no que diz respeito à transmissão da mensagem ao seu público.

Fonte: Documentação cedida pela docente Neusa Baltazar no âmbito da disciplina de Edição Electrónica II no ano lectivo 2006/2007

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