Thursday, January 04, 2007

Características de uma "boa" Comunicação

Como futuros profissionais da área da comunicação, devemos ter em conta alguns aspectos importantes, se, um dia, estivermos a operacionalizar uma estratégia de comunicação ou a transmitir informação dentro da organização ou empresa que nos acolhe.
Não podemos esquecer que a quantidade de informação existente é demasiada para qualquer organização ou indivíduo poder reter. Torna-se vital para as organizações adoptarem processos de filtrar a informação, com vista a uma comunicação interna mais eficaz.

Os destinatários da informação dispõe de pouco tempo, logo irão ouvir e reter apenas o que lhes interessar. Uma boa informação deverá ser:

-Rápida uma vez que o interesse por um acontecimento é efémero e é preferível dominar o processo de informação do que correr o risco do aparecimento do fenómeno do rumor;

-Simples, de fácil acesso e facilmente entendida por todos;

-Interessante ou inovadora (explicar uma decisão, motivar uma orientação, oferecer a solução para uma nova técnica, por exemplo);

-Relevante, eliminando os aspectos acessórios;

-Selectiva, apresentando os factos, mas nem todos (a informação excessiva está na origem de uma má informação).
Só assim, respeitando estes aspectos da comunicação, é que poderemos minimizar as possibilidades da mensagem não chegar ao seu destino ou de ser mal descodificada.

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