Tuesday, January 16, 2007

A Comunicação Escrita


A comunicação escrita é, sem dúvida, um vector indispensável na comunicação interna das organizações. Pode ser utilizada com várias finalidades e conteúdos e pode atingir os colaboradores na sua totalidade ou ser direccionada para um grupo específico de forma muito discriminada. Os suportes de comunicação escrita são utilizados, sobretudo, dentro da estrutura formal da organização. Podem difundir ordens e procedimentos técnicos, publicar resultados e promover a motivação dos trabalhadores.

Embora tenham surgido meios mais modernos como os meios electrónicos e as novas tecnologias da comunicação/informação, a tradicional folha de papel escrita continua a ser um instrumento de comunicação interna largamente utilizado. O hábito e o carácter de permanência no tempo, ao contrário da volatilidade da comunicação oral, são factores que estarão na origem da utilização tão generalizada da comunicação escrita impressa.

O uso de suportes de comunicação escrita, apesar de indispensável, deverá ser racionalizado. O mau uso e, muitas vezes o abuso, deste modo de comunicação tem efeitos negativos para a eficiência e eficácia individual e, consequentemente, para a organização no seu todo. De facto, o excesso de papel e de “burocracia” nas organizações implica gastos económicos muito grandes, perdas de tempo e, muitas vezes, desmotivação por parte de quem trabalha.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home