Wednesday, January 03, 2007

O Bom Humor Estimula a Criatividade e o Mau Humor Ajuda à Concentração

Segundo um estudo elaborado recentemente no Canada e publicado nos Relatórios da Academia das Ciências dos Estados Unidos, parece que o bom humor favorece a criatividade e reduz a concentração, enquanto que a ansiedade facilita a atenção e um maior rendimento na execução de tarefas específicas.

Estas variações de comportamento por parte dos indivíduos devem-se às mudanças de humor dos mesmos, que vêm, desta forma, influenciar o modo como estes registam as informações exteriores. Assim sendo, Adam Anderson, autor do estudo e professor de psicologia na Universidade de Toronto, afirma que “Quando as pessoas estão de bom humor, têm tendência para largar o seu filtro (de informação) e terem mais intuição”.

De forma a validar a sua teoria Adam Anderson estudou o comportamento de 24 estudantes face a duas tarefas distintas (uma criativa que obriga a uma forte concentração e uma outra visual que exige a renúncia de informações que possam causar a distracção). Anderson pôde, então, verificar que, em tarefas como a associação de palavras, aqueles que se apresentavam de bom humor tinham mais rendimento, no entanto, os mesmos apresentam uma certa dificuldade em concentrarem-se num teste visual.

É o caso de dizer: bom humor na elaboração dos sites e mau humor no dia da frequência.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home