Monday, January 15, 2007

Os Riscos da Rede

E porque a Internet não é só um “mar de rosas”, mas existem muitos perigos escondidos pela rede, aqui fica um pequeno excerto sobre esses mesmos perigos.

Alguns integrantes do Orkut, ao fornecerem dados pessoais como telefone, endereço e local de trabalho, se expõem para milhões de pessoas. Inclusive as comunidades das quais participam podem dar pistas sobre o nível socioeconómico e lugares frequentados. Para Rosana, da ECA, "o desejo de sociabilidade fica em primeiro plano em relação à segurança". "No fim ninguém se lembra que a Internet é feita de máquinas, cabos e conexões, e que as informações podem ser recuperadas", acrescenta.

O receio de um sequestro, por exemplo, parece ser maior justamente para quem não participa do Orkut. É o caso de Nei Ferreira, funcionário da Prefeitura do campus de Piracicaba. "Tenho receio de deixar meus dados, porque muita gente pode usar de má-fé, pode ser perigoso", diz ele, que liga à rede apenas nos fins-de-semana para ver o correio electrónico.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, toda a cautela é necessária quando se trata de Internet. Desde 2001, foi criada uma delegacia de meios electrónicos para investigar as ameaças, as calúnias e as injúrias propagadas principalmente por e-mail. "A idade do criminoso varia de 14 a 25 anos. Eles pensam que estão anónimos e escrevem quase todos os dias, mas dá para descobrir quem é o autor", diz o titular da delegacia, Francisco Bondioli. É ele quem alerta: salas de bate-papo ou blogs pessoais são prato cheio para o início das brincadeiras de mau gosto.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home