Friday, January 05, 2007

A Universidade do Algarve está em crise

Foi no dia da Universidade do Algarve numa intervenção durante a sessão solene que o reitor da mesma, João Guerreiro, afirmou que esta instituição se encontra numa situação de crise, devendo-se esta condição aos desajustamentos entre o desempenho e a sociedade que a rodeia. Este salientou, ainda, o papel que esta desempenhou durante o percurso dos seus 28 anos em prol do Algarve e do seu desenvolvimento.

Da intervenção de João Guerreiro salientam-se as seguintes passagens:

“Nesta intervenção tentarei reflectir com os presentes os aspectos essenciais do momento actual da Universidade do Algarve, muitos deles comuns aos da universidade portuguesa. (…) A Universidade do Algarve encontra-se num momento deveras complexo. Embora vá completar apenas 28 anos no próximo mês de Março, ela deve ser contudo avaliada como todas as outras, herdeira do espírito e da prática da instituição universitária, consolidada ao longo de séculos e pilar fundamental para a criação e extensão da ciência.

Mas, na actualidade, a Universidade do Algarve está em crise. Julgo que poderíamos dizer, sem fugir à verdade, que a Universidade está permanentemente em crise. Os desajustamentos entre o seu desempenho e a sociedade que a rodeia são (e foram no passado) uma constante no seu percurso histórico. Em certos momentos as expectativas criadas pela Universidade estiveram num patamar mais avançado do que as exigências da sociedade. Noutros momentos, pelo contrário, as necessidades da sociedade não foram totalmente satisfeitas pela Universidade. (…)

Para além das questões internas, associadas aos ajustamentos estruturais que deveremos fazer, somos igualmente confrontados com condicionalismos gerais que afectam a administração pública, principalmente de cariz financeiro.

Questões conjunturais difíceis que não poderão impedir a adopção de novos padrões de mobilização institucional, de internacionalização científica e de ampliação das actividades. O potencial da Universidade do Algarve que nos foi legado é suficientemente sólido para gerar soluções engenhosas e originais. Saibamos honrar essa herança e fazer a sua gestão com serenidade e confiança.”

0 Comments:

Post a Comment

<< Home